Nova data: Conversa «Arte, Direitos Humanos e Saúde Mental – E os Museus?»

17 de Outubro, 2023

No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, decorre no próximo dia 4 novembro, pelas 16 horas, a Conversa «Arte, Direitos Humanos e Saúde Mental – Há um lugar para os Museus?», tendo como convidados Paula Távora Vítor e António Ponte, com moderação de Pedro Morgado.

A iniciativa faz parte de um ciclo de conversas a decorrer no Museu Nacional Soares dos Reis, contando com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Intervenientes

Paula Távora Vítor
Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Licenciada (2001), Mestre (2005) e Doutora (2017) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Investigadora Integrada (Instituto Jurídico); Presidente da Direção do Centro de Direito da Família (FDUC); Membro do Conselho Executivo da International Society of Family Law e do Coordinating Group de Family Law in Europe Academic Network (FL-EUR); Autora de diversas monografias e artigos na área do Direito da Família e das Sucessões e do Direito das Pessoas (capacidade). Co-autora de projetos legislativos. Membro do Grupo de Trabalho de revisão da Lei de Saúde Mental.

António Ponte
Atual Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte é licenciado em Ciências Históricas (1993) pela Universidade Portucalense, Mestre (2007) e Doutor em Museologia (2014), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desempenhou o cargo de Diretor Regional de Cultura do Norte, entre 2013 e 2021.

Pedro Morgado
Médico psiquiatra do Hospital de Braga, investigador e professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho, e vencedor da 1.ª edição do FLAD Science Award Mental Health, o maior prémio na área da saúde mental em Portugal com um projeto na área da perturbação obsessivo-compulsiva. Desde fevereiro 2022, é Coordenador Regional do Norte para a Saúde Mental.

O Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a realizar várias ações enquadradas no eixo programático «Arte & Saúde».

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco deste programa em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental, aumentando a autoconfiança e bem-estar, possibilitando a construção de um ambiente seguro, aliviando o sofrimento e diminuindo a angústia das pessoas que neles participam.

A exposição “Portreto de la Animo” integra peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença. O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.

A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Arte, Direitos Humanos e Saúde Mental – Há um lugar para os Museus?

4 de novembro, 16h00 – 17h30

Paula Távora Vítor e António Ponte

Moderação: Pedro Morgado

Local: Museu Nacional Soares dos Reis