Loading...
Tânia Almeida Santos

Afinidades: Tecendo Redes de Proximidade através da Cultura

 

Numa era em que a velocidade das conexões digitais muitas vezes nos afasta das interações humanas significativas, projetos como o Afinidades surgem como oportunos lembretes da importância da proximidade física e emocional que os espaços culturais podem promover. Neste sentido, a parceria estratégica que a associação Quarteirão Criativo e o Museu Nacional Soares dos Reis agora estabelecem, representa uma valiosa oportunidade para revalorizarmos as relações entre museus, territórios e as suas comunidades.

 

O Afinidades é um projeto inédito, um ciclo de cinco edições, com temáticas anuais, compostas por exposições, workshops e conversas que exploram momentos de sintonia e empatia entre a cultura da comunidade criativa do Quarteirão Bombarda e a história do Museu. É nosso objetivo estimular a efervescência criativa da comunidade local e comunicar a abertura do Museu ao diálogo interdisciplinar e à facilitação da inovação de novos discursos artísticos, atualmente presentes no quarteirão criativo da cidade do Porto.

 

Este quarteirão tem vindo a afirmar-se como um epicentro de joalharia, e por isso, a primeira edição do Afinidades é dedicada a esta expressão artística, apelando-se agora à comunidade artística de Bombarda para desenvolver propostas criativas e inovadoras de joalharia contemporânea, em estreita relação com obras selecionadas do Museu.

 

Na verdade, não é de hoje que o Museu Nacional Soares dos Reis tem demonstrado o seu potencial como ponto de encontro e de diálogo. Exemplo disso é o pioneiro programa “Dia do Vizinho”, que tem contribuído para reforçar os laços com a comunidade envolvente e para intensificar o sentimento de pertença. Iniciativas como esta, mostram que as portas deste museu são, de facto, um portal para uma experiência partilhada e enriquecedora, da qual todos podemos participar.

 

Com o Afinidades, pretendemos levar esta visão ainda mais longe – influenciando também o território, criando circuitos, promovendo a fluência de pessoas e o cruzamento de audiências. Juntam-se esforços para impactar o desenvolvimento local.

 

É assim, com este espírito de inovação e colaboração, que convidamos a vizinhança a envolver-se e a participar ativamente nesta jornada. Juntos, iremos explorar afinidades, garantindo que o nosso legado cultural continue relevante para as gerações futuras.

 

 

Tânia Almeida Santos

Presidente da Direção da Quarteirão Criativo – Associação para o Desenvolvimento Local

×