Projeto ‘Arte e Saúde’
No ano de 2022-2023 realizou-se a 1ª edição do projeto “Arte e Saúde” da autoria do Museu Nacional Soares dos Reis. Desenvolvido com o Centro Hospitalar e Universitário do Porto (atual ULS Santo António), englobou o Hospital de Santo António e o CMIN – Centro Materno-Infantil do Norte.
Esta iniciativa teve como objetivo geral levar a fruição da expressão artística a diversos locais do Hospital e do CMIN, através da seleção e reprodução de um conjunto de obras de arte do Museu que lograssem tornar os espaços mais humanizados e com novos motivos de interesse para todos os utilizadores, colocando a arte ao serviço da saúde, entre outras vertentes.
Em 2024 e naquela que será a sua 2ª edição, irá ser dada continuidade a esta valiosa parceria, com o alargamento do programa à unidade de saúde psiquiátrica Hospital de Magalhães Lemos.
Para além do alargamento dos núcleos expositivos a novos espaços, serão mantidas as condições especiais de acesso ao Museu Nacional Soares dos Reis por parte dos utilizadores das unidades de saúde, garantida a continuidade do programa de mediação cultural para profissionais de saúde e a realização de um ciclo de oficinas para as crianças e jovens do CMIN, no âmbito de um programa educativo dirigido às que se encontram internadas nesta unidade.
A 2ª edição englobará ainda um programa educativo para os utilizadores das unidades de saúde bem como um ciclo de conversas sobre arte e saúde.
Constituindo a cultura e o acesso e fruição aos bens culturais uma prioridade estratégica para a Fundação Manuel António da Mota, esta associa-se mais uma vez ao Museu Nacional Soares dos Reis patrocinando a iniciativa.
Rui Pedroto
Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota