https://simal.ing/
Museu Soares dos Reis estabelece parceria com Museo de Alicante
Loading...

Museu Soares dos Reis estabelece parceria com Museo de Alicante

17 de Maio, 2024

Uma delegação do Museo de Bellas Artes Gravina (MUBAG), de Alicante, liderada pelo Deputado da Cultura da Diputación de Alicante, Juan de Dios Navarro, foi recebida por Catarina Santos Cunha, Vereadora do Turismo e da Internacionalização na Câmara Municipal do Porto, numa sessão protocolar de cumprimentos. No encontro foram, igualmente, abordadas possíveis iniciativas de parceria entre ambas as instituições, assim fortalecendo as relações entre o Porto e a Província de Alicante.

 

A delegação do MUBAG, composta pelo Diretor Jorge A. Soler Diaz, e as técnicas María José Gadea Capó e María Gazabat Barbado, encontra-se em Portugal, a convite do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), tendo oportunidade para visitar o MNSR e realizar várias reuniões de trabalho, analisando o desenvolvimento de projetos futuros entre ambas as instituições museológicas.

 

Foi ainda realizada uma visita técnica às reservas do MNSR, com particular ênfase nas coleções de pintura, escultura, mobiliário, vidro e cerâmica.

No âmbito da programação do Dia Internacional dos Museus, decorreu, ontem ao final da tarde, um colóquio público, abordando as possíveis semelhanças entre os artistas portugueses e espanhóis do Naturalismo, versando sobre as coleções de cada um dos museus representados.

 

Moderada por António Ponte, Diretor do MNSR, a conversa contou com as participações do Diretor do MUBAG, que apresentou os conteúdos e programas expositivos, e as técnicas María José Gadea Capó e María Gazabat Barbado, que dialogaram com Ana Paula Machado, Gestora da Coleção de Pintura do Museu Nacional Soares dos Reis.

 

Até ao final do ano, uma delegação do MNSR visitará o MUBAG para reforçar os compromissos de intercâmbio e projetos de cooperação.

 

Juan de Dios Navarro considerou esta deslocação ao Museu Nacional Soares dos Reis como “uma ação fundamental para que a cultura ultrapasse fronteiras, e para iniciar uma colaboração e conhecimento de ambos os museus que a partir deste encontro estão geminados e comprometidos com projetos futuros”.

 

Para António Ponte, Diretor do MNSR, o intercâmbio com o MUBAG vem consolidar a estratégia de internacionalização do Museu Nacional Soares dos Reis, adiantando que serão realizadas exposições e iniciativas de intercâmbio assentes nos respetivos acervos dos museus.

×