O Museu Nacional Soares dos Reis participa pela primeira vez na Museum Week, iniciativa lançada pela Culture For Causes Network, uma organização sem fins lucrativos francesa, com o objetivo de promover museus e instituições culturais em todo o mundo.
Na edição de 2024, os participantes são convidados a partilhar, de 3 a 9 de junho, conteúdos nas suas redes sociais subordinados ao tema ‘Natureza e Cultura’ e alinhados com os subtemas e hastags diários propostos pela organização.
Associando-se a esta rede informal de museus e instituições culturais, que em todo o mundo reforçará a importância da valorização do património cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis partilhará na conta de Instagram conteúdos relacionados não só com a programação de junho – associando a inauguração da exposição temporária ‘Centro de Arte Contemporânea — A democratização vivida’ e a sessão comentada da peça do mês à Museum Week 2024 – mas também com peças e objetos do seu acervo, projetando internacionalmente a atividade do Museu.
Do calendário de partilhas previsto destacam-se subtemas relacionados com os bastidores dos espaços culturais, a biodiversidade, selfies na natureza, a água e espaços verdes nas cidades.
A MuseumWeek foi realizada pela primeira vez em 2014 e, desde então, tem-se realizado todos os anos com o apoio institucional da UNESCO. Na edição do ano passado, os conteúdos divulgados nas redes sociais levaram à partilha coletiva de cerca de 77 mil hastags, com um alcance mundial muito elevado sobretudo em países como França e Estados Unidos da América.