Museu Nacional Soares dos Reis palco do ciclo Salão Piolho

2 de Novembro, 2023

O ciclo Salão Piolho, iniciativa da Fundação Inatel, estreia-se, este ano, no Museu Nacional Soares dos Reis, com uma sessão agendada para o próximo dia 1 dezembro.

Dando seguimento ao espírito dos antigos Cinemas Piolho, que se “propagavam” pelas grandes cidades do país, por locais tantas vezes improvisados, assim segue o Salão Piolho na sua 7ª edição, percorrendo as cidades de Leiria, Porto e Lisboa.

Apresentando géneros cinematográficos e musicais distintos, do jazz à eletrónica, passando pela música tradicional portuguesa, este ano as sessões serão realizadas em emblemáticos locais das cidades de Leiria, Porto e Lisboa.

Uma das principais novidades da edição é a inclusão do Museu Nacional Soares dos Reis na lista dos palcos escolhidos, sendo que, no Porto, o ciclo vai passar também pela Estação de São Bento, Cinema Trindade e Casa das Artes.

O Salão Piolho reabre assim as suas “portas” a todos aqueles que adoram o Cinema, a Música e o Património.

No total, serão realizados 12 cineconcertos, entre novembro e dezembro, na sétima edição do ciclo Salão Piolho, iniciativa da Fundação Inatel que convida músicos portugueses a criar abordagens sonoras a clássicos do cinema mudo.

A edição deste ano começa com três espetáculos em Leiria, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, numa aposta do Inatel para levar mais longe o ciclo. No Salão Piolho, que vai buscar o nome aos sítios onde, antigamente, era exibido cinema, estes clássicos surgem acompanhados de bandas sonoras de música portuguesa, desde a folk, à música tradicional, ao jazz e eletrónica.