MNSR no Encontro de Profissionais de Conservação e Restauro

27 de Fevereiro, 2024

A equipa de conservadores-restauradores do Museu Nacional Soares dos Reis participou, ontem, em Lisboa, no Encontro de Profissionais de Conservação e Restauro, promovido pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. (na imagem).

A iniciativa “foi uma oportunidade para partilhar experiências e boas práticas entre todos os profissionais responsáveis pela conservação dos bens culturais à guarda das instituições museológicas nacionais, e para debater o trabalho em rede que se pretende implementar, em estreita ligação com o Laboratório José de Figueiredo”.

O conservador-restaurador é um profissional altamente qualificado, que estuda matérias interdisciplinares, desde a química à biologia, passando pela história da arte, arqueologia e museologia. Este profissional tem a seu cargo tarefas de elevada complexidade e responsabilidade e trabalha frequentemente em redes multidisciplinares.

No Museu Nacional Soares dos Reis é desenvolvido um trabalho contínuo nas áreas de conservação e restauro, no contexto da gestão e acompanhamento das diferentes coleções, formação contínua, orientação de estagiários e investigação, realizada em colaboração com universidades.

A equipa de conservadores-restauradores participa regularmente em projetos de investigação com o objetivo de contribuir para novos estudos sobre técnicas e procedimentos de conservação e restauro.

Em 2023, foram intervencionadas 163 obras (115 pela equipa do MNSR e 48 realizadas por profissionais externos).