Museu Soares dos Reis na rota do Dia do Vizinho do Museu do Porto

1 de Fevereiro, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis faz parte do roteiro de atividades programadas para assinalar o Dia do Vizinho, iniciativa promovida pelo Museu do Porto.

Com o objetivo de divulgar a programação junto das comunidades locais, o Museu do Porto tem vindo a realizar regularmente o Dia do Vizinho, desde 2022, com iniciativas em torno de alguns dos espaços do museu, abertas à participação de todos e gratuitas.

A próxima sessão acontece no dia 4 de fevereiro, domingo, das 10 às 18 horas, no Museu Romântico. Entre as atividades previstas inclui-se uma visita ao Museu Nacional Soares dos Reis, agendada para as 14 horas.

Domingos Sequeira, Augusto Roquemont, Francisca Almeida Furtado, Francisco José Resende e João António Correia serão alguns dos artistas em destaque nesta visita, na qual serão abordados temas representados no romantismo.

Segue-se um percurso pedonal em torno da figura romântica de Carlos Alberto de Savoia-Carignano, rei italiano, que chegou ao Porto em 19 abril de 1849, escolhendo esta Cidade para viver durante o seu exílio.

Será feito o percurso entre a sua 2.ª residência num edifício junto ao Palácio dos Carrancas (atual MNSR) e a casa na Quinta da Macieirinha (Museu Romântico) que o hospedou até à sua morte, a 27 julho de 1849. Nesta casa agora museu, serão destacados elementos da presença do rei.