O Museu Nacional Soares dos Reis aderiu ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), uma medida implementada no âmbito do Plano Nacional das Artes, sendo o primeiro Museu Nacional a integrar a estrutura.
Pretende-se com este novo instrumento de apoio auxiliar no planeamento de atividades e autoavaliação das organizações culturais, ajudando a identificar as suas necessidades e potencialidades, bem como a analisar e a monitorizar os resultados atingidos.
‘O processo de transformação do Museu Nacional Soares dos Reis está em curso e os resultados são já visíveis e mensuráveis. Aderir a esta plataforma [CISOC] é um passo importante para ajudar a consolidar o percurso que temos vindo a percorrer, bem como para validar as opções estratégicas já implementadas e futuras’, considera António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis.
Tendo sido uma das entidades participantes nos testes de indicadores desta inovadora plataforma, o Museu Nacional Soares dos Reis promoveu, esta semana, uma primeira reunião de trabalho interno, visando a apresentação dos objetivos e metodologias a adotar para a implementação e validação dos objetivos previstos na Carta de Princípios do Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais.
O CISOC corresponde à formulação de uma medida de política pública do Plano Estratégico 2019-2024 do Plano Nacional das Artes, inserida no eixo da Política Cultural e no Programa Impacto e Sustentabilidade.
A ação das organizações culturais gera impactos sociais que podem responder a necessidades, transformar e beneficiar a sociedade. Os impactos alargam a participação cultural, promovem conexões cívicas, fortalecem o conhecimento, reforçam as articulações com o sistema educativo e contribuem para a mudança. Contudo, é ainda insuficiente a avaliação do impacto social nas organizações culturais, pelo que a plataforma CISOC foi desenvolvida, precisamente, para solucionar a carência de instrumentos de gestão que apoiem o desenho de estratégias baseadas em indicadores e dados credíveis e fiáveis.