Resultado da realização de um trabalho académico desenvolvido no Museu Nacional Soares dos Reis por Susana Henriques, aluna do 2º Ano do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a exposição é um ato de comunicação pública dos resultados alcançados.
Da pintura à escultura, passando pelas artes decorativas, a reflexão parte do cinema e analisa como este reflete as tendências artísticas presentes em exemplares das várias coleções do Museu Nacional Soares dos Reis, colocados em diálogo com imagens de um género particular: o cinema de terror.
Sendo o período romântico caraterizado pelo foco na introspeção e de valorização das emoções, revela-se uma época propícia a uma renovada análise crítica nas artes, particularmente na revisitação ao Gótico, da qual surgem novas ideias que evoluem continuamente até aos dias de hoje.
Na exposição colaborou igualmente Maria Carolina da Silva Rocha, estudante do 4º ano do Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
A exposição fica patente ao público até 30 junho.