O Museu Nacional Soares dos Reis recebe, no próximo dia 26 de setembro, pelas 18 horas, a sessão de lançamento do livro “Gente do Porto e da Ordem da Trindade”, de Luís Lima. A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor Mário Bruno Pastor, sendo uma oportunidade para conhecer histórias sobre os benfeitores, médicos e corpos gerentes que ajudaram a minimizar as carências sociais da cidade, especialmente através da Farmácia, Hospital, Liceu e Lar da Ordem da Trindade.
A Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade é uma instituição com uma história que se confunde com a da cidade do Porto desde o século XVIII.
Fundada a 14 de maio de 1755 e com um património histórico, artístico, cultural, religioso e assistencial sem paralelo, a Ordem da Trindade realiza ações de serviço e responsabilidade social com um papel ativo no apoio aos mais idosos, promovendo o debate na comunidade sobre como todos podemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Conta, para isso, com um conjunto de Irmãos diretamente vinculados às suas atividades.
Em 2020, no ano em que celebrou 265 anos, iniciou um importante projeto de reabilitação das suas infraestruturas, nomeadamente a reestruturação do hospital, a ampliação das Unidades de Cuidados Continuados e a criação das condições para um novo espaço de exposição da história e do espólio da Ordem.