Minicursos de verão no Museu Nacional Soares dos Reis

4 de Agosto, 2023

Em agosto, o Museu Nacional Soares dos Reis propõe dois workshops que trarão aos participantes a oportunidade de desenvolver novas competências, num ambiente informal e criativo. Inscrições a decorrer.

se@mnsr.dgpc.pt

Observações
Mínimo de 5 e máximo de 15 participantes

Workshop sobre conservação preventiva de objetos em metal
Formadora: Salomé Carvalho
9 agosto, 10h30-12h30
Valor | Bilhete de entrada no MNSR + 2 euros

A Conservação e Restauro é uma área na qual atuam profissionais qualificados, contudo, é de extrema importância saber como evitar a degradação dos objetos – o que designamos por Conservação Preventiva. Adquirir este conhecimento significa saber prevenir os danos nos objetos metálicos e, assim, evitar a sua degradação.

Neste workshop abordaremos as caraterísticas técnicas mais relevantes, para cumprirmos esse objetivo: conhecer as peças. Aprenderemos ainda a identificar quais as principais patologias de que padece esta família de materiais, bem como as medidas fundamentais de prevenção de danos.

Workshop de joalharia criativa e sustentável
Formador: Jorge Coutinho
19 e 26 agosto, 10h30-12h30 / 14h30-17h00
Valor | 25 euros

Cada vez se produz mais lixo devido ao consumo excessivo de produtos e à incorreta gestão dos resíduos. Todos os dias, vários materiais são considerados inúteis e colocados no lixo, mas existem vários caminhos que cada um de nós pode trilhar para encontrar soluções para este problema. A reutilização é uma das opções, o que significa utilizar um produto dando-lhe uma nova função.

Nesta oficina propomos a reutilização de materiais comuns como latas de refrigerante (ou parte dela) transformando-a, com uma pitada de genialidade e criatividade, num objeto com uma nova função: uma joia sustentável. Todo o processo se desenvolve em duas sessões com a utilização de diferentes técnicas e produtos.