Lançamento do livro infantil «Era uma vez um bicho invisível»

10 de Novembro, 2023

«Era uma vez um bicho invisível» é o título do livro infantil que será apresentado no próximo dia 26 novembro, no Museu Nacional Soares dos Reis, a partir das 15 horas.

Com autoria de Maria Amélia Paiva e ilustrações de Joyce Veiga, o livro infantil “Era uma vez um bicho invisível” remete para o período da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid) e as suas consequências.

Os desafios enfrentados nessa altura são narrados e ilustrados com algum humor, para lembrar que o Mundo é feito de imprevistos, e que cada um de nós pode ter sempre um papel ativo a desempenhar.

Maria Amélia Paiva

Licenciada em História, variante Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mestre em História da Arte em Portugal pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património, professora e dinamizadora cultural.

Tem várias publicações académicas na área de arquitetura civil, com especial enfoque para a casa nobre do concelho de Ponte de Lima. É autora do livro “As portadas no concelho de Ponte de Lima: estruturas, funções e significados”, publicado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, e de diversos artigos em revistas.

Participou em congressos nacionais e internacionais com apresentações públicas de trabalhos resultantes da sua investigação. Trabalhou, igualmente, para empresas privadas com trabalhos escritos. Criadora de dois grupos seniores UPA (Unidos pela Arte) e Mais Além, que têm o objetivo de dinamizar a vida dos mais velhos, devolvendo-lhes dignidade e qualidade de vida através de novas experiências culturais.

Joyce Veiga

Formada em Engenharia Agronómica pela Universidade de São Paulo, e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou durante 15 anos nas áreas automotiva e do petróleo.

Há 8 anos mudou radicalmente a sua carreira para seguir o seu sonho de trabalhar com desenho. Vive em Portugal há 4 anos.

Criou mais de 700 desenhos para clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa, e ilustrou os seguintes livros: Veiga, Joyce ­ Marina, a Menina Grande. São Paulo, Brasil: Chiado Editora, 2018; Fagundes, Antoniele ­ Sua Casa: Estilo de Vida, Organização e Decoração. São Paulo, Brasil: Chiado Editora, 2018; Camacho, Artur; Araújo, Eduardo Guilhon ­ Os Meninos que Gostavam de Escrever. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Pragmatha, 2023; Paiva, Maria Amélia – Era uma vez um bicho invisível. Porto: Edições Esgotadas, 2023.