Lançamento do catálogo da exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre”

22 de Janeiro, 2024

O lançamento do catálogo da exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre”, integrada nas comemorações do centenário do nascimento do arquiteto portuense (1923-2005) – Távora 100, decorre no dia 25 de janeiro, às 18h30, no Auditório Fernando Távora. É apresentado pelo curador e coordenador, Alexandre Alves Costa, a quem se juntam Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

A edição conta com uma nota interpretativa de críticos da nova geração sobre cada uma das sete obras expostas: Pedro Levi Bismarck; Pedro Baía; Carlos Machado e Moura; Eliana Sousa Santos; Bruno Gil; Beatriz Serrazina; e Joana Restivo, respetivamente.

‘Fernando Távora. Pensamento Livre’ é uma iniciativa da Fundação Marques da Silva e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano, Maria Manuel Oliveira, a mostra propõe um percurso pela vida e obra do Arquiteto Fernando Távora.

A exposição é a ação central de Távora 100. Este programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora constitui uma proposição comum da Ordem dos Arquitetos, da Fundação Marques da Silva e das três Escolas de Arquitetura onde se fez sentir a sua visão inovadora e, até, (re)fundacional, a Faculdade de Arquitetura da U. Porto, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

O programa Távora 100 conta com o apoio institucional do Museu Nacional Soares dos Reis.

Instalado num edifício do século XVIII, denominado de Palácio dos Carrancas, o Museu Nacional de Soares dos Reis foi objeto de uma profunda remodelação e ampliação, segundo projeto do arquiteto Fernando Távora.

Fernando Távora inicia os projetos e obras de remodelação em 1988, divididas em sete fases e contemplando cada uma diferentes alas do Museu: as salas de exposição permanente, o edifício da direção, o serviço educativo, a cafetaria, o Piso Nobre, as reservas, a ampliação para exposição temporária e auditório, e a cerca ajardinada no exterior.