https://simal.ing/
I Encontro Internacional Património Cultural e Direitos Humanos - Museu Nacional Soares dos Reis
Loading...

I Encontro Internacional Património Cultural e Direitos Humanos

27 de Maio, 2024

No âmbito das celebrações dos cinquenta anos do 25 de Abril, o I Encontro Internacional sobre Património Cultural e Direitos Humanos pretende fomentar a discussão acerca das ligações entre o Património Cultural – a sua proteção, salvaguarda, gestão, mediação, perceção – e os Direitos Humanos, nomeadamente, a sua defesa, respeito, exercício e desenvolvimento.

 

O Encontro está agendado para os dias 5 e 6 junho 2024, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), contando entre os oradores convidados com Susana Medina, do Museu Nacional Soares dos Reis. A museóloga irá apresentar a comunicação ‘Direitos Humanos e Museus: Orientações, diagnóstico e projeções’, tomando como ponto de partida a Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc (na imagem), a qual esteve patente no MNSR em 2023.

O encontro é pensado num contexto em que o Património Cultural ganha visibilidade como ferramenta e/ou processo para a defesa, promoção e desenvolvimento dos Direitos Humanos, mas também como instrumento para a sua limitação, impedimento ou violação. Através de um programa que une atores do património, investigadores, agentes das relações internacionais e membros da sociedade civil, o evento propõe discutir o tema, a sua pertinência e emergência no panorama internacional contemporâneo.

 

A participação é gratuita, estando aberta à comunidade académica, setor patrimonial e sociedade civil.

 

O I Encontro Internacional sobre Património Cultural e Direitos Humanos insere-se no projeto de Doutoramento em Estudos do Património – da especialização em História da Arte -, de Inês de Carvalho Costa.

 

O respetivo projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, 2021.07318.BD, https://doi.org/10.54499/2021.07318.BD) e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM, Porto, Portugal), contando ainda com a colaboração do Laboratório de Patrimônios Culturais da Universidade Federal Juiz de Fora (LAPA/UFJF, MG, Brasil). A orientação científica do projeto é da responsabilidade da Professora Doutora Maria Leonor Botelho (CITCEM-FLUP/DCTP, Porto, Portugal) e do Professor Doutor Rodrigo Christofoletti (Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, MG, Brasil).

×