Exposição Portreto de la Animo propõe Oficina Máscaras

Oficina pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama

26 novembro, 14h30-17h30

Mentores: Luciano Moura e Ana Silva Pinto

Participação gratuita, sujeita a inscrições online obrigatória.

A programação paralela da Exposição Portreto de la Animo Art Brut Etc. propõe, no dia 26 novembro, uma oficina de máscaras, conduzida por Luciano Moura e Ana Silva Pinto.  Inscrições a decorrer.

“Antes de conhecer os metais, quando os cavalos eram selvagens e o homem convivia com os animais, já a máscara existia. Vivia em cavernas onde gravava a imagem dos seres com os quais convivia (renas, ursos, etc.) e a sua própria imagem, mas mascarada. Antes de pintar o seu rosto, pintou a sua máscara”. (Ardiles, 1949)

Trata-se de uma cara artificial, antropomórfica ou zoomórfica, que colocamos sobre a cara, ou uma cobertura total ou parcial desta, de maneira a falsificar ou a ocultar a nossa individualidade.

A máscara é um elemento generalizado nas culturas. A máscara que esconde a sua própria expressão, transformando o rosto, protegendo, ocultando, e ao mesmo tempo mostrando a sua interioridade, desnudando o seu mundo interior e quem se é na realidade.

(Adaptado – “Teoría y Técnica Psicodramática”; J. Rojas Bermúdez)

Luciano Moura
Médico psiquiatra, Luciano Moura exerceu funções de Assistente graduado no Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João no Porto, onde além da atividade clínica, dirigiu diversos grupos de psicodrama nomeadamente Psicodrama com Crianças e grupos específicos de doentes: Psicóticos, Perturbações do Comportamento Alimentar, Seropositivos, Perturbações de Pós- Stress Traumático e Psicoterapia Psicodramática de casal e individual (desde 1990).

Sócio didacta e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP), onde exerce atividades de formação e de supervisão. Dirigiu 2 grupos de supervisão no âmbito da Formação de Diretores de Psicodrama da SPP, um no Porto e um outro em Lisboa.

Faz parte do Comité de Ética da FEPTO (Federation of European Psychodrama Training). Foi “Chairman” deste Comité desde 2013 até 2015.

Ana Silva Pinto
Assistente Hospitalar Graduada de Psiquiatria, no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA).

Membro da Coordenação Regional de Saúde Mental da ARS Norte. Membro da Direção Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos.

Docente convidada, nas cadeiras de Saúde Mental e de Psicologia Médica do Mestrado integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Terapeuta Cognitivo-comportamental e Psicodramatista faz parte da atual Direção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.