Exposição ‘Paisagem’ motiva conversa sobre Fotografia e Arquivo

13 de Março, 2024

Jovens e adultos

Gratuita

Formulário online (até 48 horas de antecedência)

No âmbito do programa paralelo da Exposição ‘Paisagem‘ de José Zagalo Ilharco, o Museu Nacional Soares dos Reis acolhe, no próximo sábado, dia 16 março, pelas 16 horas, a conversa ‘Fotografia e Arquivo – Arquivo Doméstico’, com a participação dos oradores João Gigante, Daniel Maciel e Maria Carneiro.

Pensar o arquivo, não apenas pela evidência da memória, mas também pela interpolação e reinterpretação que as artes visuais abordam, ao longo dos tempos, através do contacto “repetido” com este conceito, sublinhando sempre o método fotográfico como principal proposta.

Esta conversa parte do projeto RE.VER da associação AO NORTE, que tem como intuito tornar público um conjunto de atividades e discussões em torno da imagem fotográfica.

A exposição ‘Paisagem’ está patente ao público no Museu Nacional Soares dos Reis até 28 abril, reunindo uma seleção de fotografias, de José Zagalo Ilharco, sobretudo paisagens de Matosinhos, Leça da Palmeira, Porto e Douro.

Das imagens apresentadas destaca-se, igualmente, um núcleo de fotografias realizadas em 1893 do velódromo Maria Amélia, produzidas antes da sua inauguração nos terrenos do Paço Real do Porto, onde se encontra instalado, atualmente, o Museu Nacional Soares dos Reis.

José Zagalo Ilharco (Lamego, 1860 – Porto, 1910), fotógrafo amador, premiado internacionalmente com uma imagem do rio Souza, dedicou-se primordialmente à fotografia de paisagem, mas também à antropologia dos espaços, de que são exemplo as imagens agora reveladas do Porto e de Matosinhos.