Exposição integra várias peças da coleção do Museu

18 de Setembro, 2023

A exposição “Portreto de la Animo”, composta por cerca de 150 obras de 99 artistas, patente ao público até ao próximo dia 12 novembro, integra várias peças da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis.

“Portreto de la Animo” apresenta uma mostra de trabalhos que integram a coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.

As obras focadas no retrato e no autorretrato são colocadas em confronto ou diálogo expositivo com outras peças pertencentes à coleção do Museu Nacional Soares dos Reis: Conjunto de Miniaturas; Busto-Relicário de São Pantaleão; Sarah Afonso – óleo Mãe e Filha; Hein Semke – escultura terracota; José Joaquim Teixeira Lopes – Máscara mortuária de Soares dos Reis; Rafael Bordallo Pinheiro – Escarrador; e Rudolf Joham Weisse – Retrato de Augusto Santo.

No total, foi selecionado para esta exposição um conjunto de cerca de 150 obras que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença. O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.

No contexto da exposição que agora se apresenta, o Museu Nacional Soares dos Reis pretende, através dos seus acervos artísticos e do recurso à Coleção Treger Saint Silvestre, desenvolver um programa que fomente a discussão e a abordagem da saúde mental através da arte e dos artistas.

Pretende-se proporcionar a contemplação, a empatia e o reforço do elo emocional entre o público e as composições em exposição. Trata-se de criar uma experiência de fruição, mas essencialmente de consciencialização para o mundo interior da pessoa e as suas expressões.

A exposição “Portreto de la Animo”, de acordo com o curador António Saint Silvestre considerada “a maior mostra de Arte Bruta alguma vez realizada na Península Ibérica”, é promovida em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, o Centro de Arte Oliva e os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger, com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da Lusitânia Seguros e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Associação de Amigos do MNSR.