Exposição “Azul e Ouro” no Musée des Beaux-Arts de Lyon

24 de Julho, 2023

Visita do Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, ao Musée des Beaux-Arts de Lyon, acompanhado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, e a Comissária da Exposição Azul e Ouro. Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna, Ana Paula Machado.

A deslocação visa estabelecer uma parceria para a itinerância da referida exposição, a qual esteve patente no Museu Nacional Soares dos Reis em 2021.

A exposição AZUL E OURO – ESMALTES EM PORTUGAL DA ÉPOCA MEDIEVAL À ÉPOCA MODERNA é dedicada em exclusivo e pela primeira vez em Portugal ao esmalte artístico.

A exposição integra uma das peças «fundadoras» da coleção do Museu, uma série de 26 placas de esmalte pintado no século XVI, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, para reunir e confrontar de forma inédita várias técnicas de esmalte aplicadas num conjunto sumptuoso de objetos litúrgicos, devocionais e de aparato.

As peças foram produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas como as de maior prestígio. São diversas as representações desta singular e exigente técnica de ornamentação como é o esmalte. A mostra apresentou no Porto vários tesouros nacionais, entre os quais o tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, uma das peças em esmalte existentes no nosso país com maior reconhecimento internacional.

A exposição AZUL E OURO inclui, igualmente, outras peças de grande prestígio como dois cofres da Sé de Viseu, peças do século XII cobiçadas pelo mercado ilícito de antiguidades, roubadas em 1980 e encontradas anos mais tarde em Milão numa ação conjunta da Polícia Judiciária e da Interpol, ou uma placa de encadernação de finais do século XII, princípios do século XIII, encontrada acidentalmente numa escavação entre Leiria e o Mosteiro da Batalha.

A última secção da exposição é dedicada aos revivalismos, às réplicas e à contrafação que se produziram em ampla escala por toda a Europa, ao longo dos seculos XIX e XX, encantando e ludibriando o olhar dos conservadores de museus e colecionadores privados na Europa e nos Estados Unidos.