No âmbito da Exposição ‘Entre a Luz e a Escuridão. A luta pela Liberdade’, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, com trabalhos fotográficos dos autores ucranianos Kostiantyn, Vlada Liberov e Yurko Dyachyshyn, decorre, no próximo dia 29 agosto, pelas 16h30, um evento que assinala o Dia da Memória dos Defensores da Ucrânia.
A mostra é resultado de uma parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis, o Consulado da Ucrânia no Porto e a Associação dos Ucranianos em Portugal – Núcleo da Área Metropolitana do Porto, sendo o evento organizado em homenagem a todos os que morreram na luta pela independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia.
Com a presença de vários convidados institucionais, a sessão será presidida por Alina Ponomarenko, cônsul da Ucrânia no Porto, e contará com diversos momentos de poesia e música, interpretados por Sofia Couto, Svitlana Holomonova e Grupo Folclórico Ucraniano Shum.
A exposição fotográfica dos trabalhos Konstianyn, Vlada Liberovi e Yurko Dyachyshyn – patente até 30 agosto – pretende mostrar o impacto da agressão militar russa na vida dos ucranianos e dos cidadãos da Europa de Leste.
Nenhum dos autores das obras expostas é fotógrafo de guerra, pelo que a exposição revela, igualmente, como a guerra mudou também a vida dos fotógrafos.