Encontro no Jardim com sessão comentada sobre a Escultura O Eco

Observações
Mínimo de 5 e máximo de 15 participantes

Gratuito

Até final deste mês, o Museu Nacional Soares dos Reis tem horário alargado e gratuito todas as quintas-feiras, das 18h00 às 20h00. A iniciativa faz parte do programa de verão que tem vindo a dinamizar o Museu desde o mês de junho, com um calendário muito diverso de atividades.

No próximo dia 28 setembro, pelas 18 horas, haverá um Encontro no Jardim, com uma sessão comentada sobre a Escultura O Eco, na qual serão abordadas questões como a iconografia da obra, problemas de conservação e a filiação da autora, Maria Ribeiro.

Maria da Glória Ribeiro da Cruz, documentada entre 1902 e 1930, foi das raras mulheres que, na época, se dedicaram à escultura em Portugal, e a primeira a ter um trabalho integrado num jardim público de Lisboa.

Apesar de escassamente conhecida, a sua obra merece um lugar de destaque no panorama artístico de início do século XX.

Com formação na Escola de Belas Artes do Porto, tendo sido discípula de Teixeira Lopes, estudou também na École Nacionale de Beux-Arts, em Paris, e frequentou o Curso de Desenho da Académie Colarossi, onde recebeu um primeiro prémio.

Teve por mestres Laurent-Honoré Marqueste, Victor Peter e Louis-François Biloul, tendo participado em várias exposições, em Portugal e em França.