https://simal.ing/
Em janeiro, descobrimos a antiga Porta dos Carros, no Porto - Museu Nacional Soares dos Reis
Loading...

Em janeiro, descobrimos a antiga Porta dos Carros, no Porto

25 de Janeiro, 2024

Público
Jovens e adultos

 

Ingresso
Entrada gratuita

 

Inscrições
Formulário online (com 48 horas de antecedência)

O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta, na rubrica A Peça do Mês – A Escolha do Público, a ilustração «Aspeto do Porto no Século XVIII – a antiga Porta dos Carros». As sessões comentadas, por Paula Oliveira, decorrem nos dias 27 janeiro (12h00) e 31 janeiro (13h30).

 

São raras as representações de um conjunto arquitetónico do Porto no século XVIII e esta gravura ilustra um trecho da cidade que teve grandes alterações urbanísticas nos últimos séculos.

 

A ilustração, do século XVIII, representa a rua que dava à Porta dos Carros e edifícios circundantes, tais como os extintos conventos dos Lóios e de São Bento de Avé Maria e a igreja dos Congregados, fora de portas.

 

A Porta dos Carros, uma das entradas da muralha medieval de defesa que circundava o burgo, foi demolida em finais do século XVIII para a abertura da Rua de Santo António (atual Rua 31 de Janeiro) e o mosteiro feminino de São Bento de Avé-Maria foi também demolido em finais do século XIX, dando lugar à construção da estação ferroviária de São Bento.

×