Em fevereiro, descobrimos as «Figuras de Costumes Populares»

12 de Fevereiro, 2024

Jovens e adultos

Ingresso

Formulário online (até 48 horas de antecedência)

O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta, na rubrica A Peça do Mês – A Escolha do Público, as «Figuras de Costumes Populares» de Teixeira Lopes. As sessões comentadas decorrem nos dias 17 fevereiro (12h00) e 22 fevereiro (13h30). Inscrições a decorrer.

O escultor José Joaquim Teixeira Lopes (1837-1918), também conhecido como Teixeira Lopes Pai, dedicou-se desde muito cedo à criação de miniaturas em barro cozido, representando costumes populares, que constituíram uma pequena mas significativa área dentre as diversas que a sua multifacetada produção artística abrangeu.

Nesta sessão, vamos conhecer em pormenor algumas dessas peças, pertencente ao acervo da Casa-Museu Fernando de Castro.

O escultor José Joaquim Teixeira Lopes (1837-1918), também conhecido como Teixeira Lopes Pai, dedicou-se desde muito cedo à criação de miniaturas em barro cozido, representando costumes populares que constituíram uma pequena mas significativa área dentre as diversas que a sua multifacetada produção artística abrangeu.

A proliferação de figurinhas e grupos atingiu a dimensão das dezenas e, apostando numa qualidade esculturo/pictórica elevada, conseguiu defrontar e vencer a vasta concorrência que invadia um mercado sôfrego de figuras, mas com limitadas apetências artísticas.

A sua fonte de inspiração principal foi a observação que fez dos costumes, trajes, profissões, personagens típicas, humorísticas ou que desenvolvem atividades lúdicas, de várias regiões do país num quase mapeamento da alma do povo português.