Dia Mundial do Turismo sob o tema “Turismo e Investimentos Verdes”

27 de Setembro, 2023

Desde 1980, o Dia Mundial do Turismo é celebrado, anualmente, a 27 de setembro, por ter sido o dia que entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global. Este ano, a Organização Mundial do Turismo escolheu o tema “Turismo e Investimentos Verdes”.

A Organização Mundial do Turismo pretende demonstrar com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social.

Este ano, o Dia Mundial do Turismo é celebrado sob o tema  Turismo e Investimentos Verdes – uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.

A Organização Mundial do Turismo destaca a necessidade de mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, ​salientando a importância de encontrar soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas da​ sustentabilidade.

Em Portugal, o número de turistas estrangeiros em visita ao nosso País ultrapassou os oito milhões entre janeiro e junho, tornando-se o melhor primeiro semestre de todos os tempos, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Seguido a tendência nacional no primeiro semestre do ano, no Porto registaram-se 536,4 mil dormidas (7,2% do total), um acréscimo de 25,1% face a junho de 2019 (+31,7% nos residentes e +23,9% nos não residentes).

O aumento da procura turística na cidade do Porto refletiu-se, igualmente, na afluência de visitantes ao Museu Nacional Soares dos Reis que, desde o início do ano até final de julho, registou um total de 43.387 visitantes (deste universo total, 34,5% são visitantes estrangeiros).