O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se desde 1992

10 de Outubro, 2023

Com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental, a Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health) criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que se assinala anualmente a 10 de outubro.

Este ano, sob o tema “A saúde mental é um direito humano universal”, a campanha global visa colocar a saúde mental num quadro de direitos humanos para reformular a aspiração de uma boa saúde mental como um direito humano fundamental.

A iniciativa visa envolver indivíduos, comunidades e instituições em todo o mundo, com o objetivo de capacitar a defesa popular da causa da saúde mental e a sua relação com os direitos humanos.

No Museu Nacional Soares dos Reis, e no âmbito do programa paralelo à exposição temporária Portreto de la Animo, as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental estendem-se ao longo de todo o mês de outubro, com diversas atividades. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Já amanhã, pelas 18 horas, decorre a Conversa «Arte e Normalidade», tendo como convidados António Roma Torres e Heitor Alvelos, com moderação de Hugo Barreira.

No próximo dia 18 outubro, pelas 18 horas, terá lugar a Conversa «Arte, Direitos Humanos e Saúde Mental – Há um lugar para os Museus?», tendo como convidados Paula Távora Vítor e António Ponte, com moderação de Pedro Morgado.

Entrada livre, sujeita à capacidade da sala e a inscrição prévia, através do email comunicacao@mnsr.dgpc.pt