Dia Mundial da Poesia assinalado com visita temática especial

18 de Março, 2024

Jovens e adultos

Formulário online (até 48 horas de antecedência)

Gratuita

O Museu Nacional Soares dos Reis promove, no próximo dia 21 março, pelas 15 horas, a Visita Orientada ‘Artistas Mulheres, Poesia e Liberdade’, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Poesia. A participação é gratuita e as inscrições estão a decorrer.

Para as artistas representadas na exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis, ser mulher não foi uma condição limitadora à sua afirmação e reconhecimento num mundo de domínio maioritariamente masculino.

As obras, vivências e percursos destas artistas, nascidas entre os séculos XVII e XX, são o ponto de partida para uma visita que se completa com poesia assinada por mulheres que viveram na mesma época, em circunstâncias similares.

A partir da contemplação de peças de Josefa d’Óbidos, Francisca de Almeida Furtado, Maria da Glória Ribeiro, Sofia e Aurélia de Souza, Sarah Afonso e Irene Vilar e das circunstâncias em que trabalharam, faz-se a ligação a poetas como Soror Maria do Céu, Antónia Pusich, Marta Câmara, Judith Teixeira, Maria O’Neil, Maria Osswald e Sophia de Mello Breyner.

A poesia é uma expressão íntima e universal, que transforma a linguagem comum em formas criativas, reveladoras de ideias, sentimentos e ações.

O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia.