Este ano, a celebração do Dia Internacional dos Museus terá como tema agregador «Museus, Educação e Investigação», visando sublinhar o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística.
Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.
Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias. Da arte e da história à ciência e à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo.
Todos os anos, desde 2020, o Dia Internacional dos Museus apoia um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em 2024, as atividades a promover irão focar-se no Objetivo 4: Educação de Qualidade – Assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, visando promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Cada vez mais museus em todo o mundo participam nesta celebração global. No ano passado, registou-se a adesão ao evento de 37 000 museus em 158 países e territórios.