Delegação do Met Museum visita Museu Nacional Soares dos Reis

20 de Outubro, 2023

Uma delegação do Met Museum – The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, visitou hoje o Museu Nacional Soares dos Reis. Para além de elementos do Met Museum, o grupo integrou alumni das Universidades de Harvard e de Chicago.

Após serem recebidos, numa sessão de boas-vindas, por António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, os participantes tiveram oportunidade de deter atenção sobre a obra “Auto-retrato de José Tagarro”, numa sessão conduzida por Rika Burnham, Coordenadora do Serviço de Educação do Met Museum.

Neste duplo autorretrato, datado de 1929, o artista pinta-se no próprio ato da representação. Jogo de tempos contrários premeditadamente concretizado entre os dois universos em que se moveu o artista — o do desenho e o da pintura — com reforço evidente do primeiro, uma vez que o retrato pintado é aqui o momento de passagem e o desenho, apurado no rigor e na síntese, a obra final.

Esta é uma obra singular que José Tagarro realizou no final da vida e foi, aliás, prematuramente interrompida. É considerada das mais reveladoras do entendimento que o artista teve da sua própria produção e percurso e um dos mais marcantes autorretratos da arte portuguesa.

A delegação do Met Museum – The Metropolitan Museum of Art prosseguiu a visita orientada ao Museu Nacional Soares dos Reis, com passagens pelas salas do Romantismo e Naturalismo, adquirindo conhecimentos sobre o movimento de artistas portugueses e os seus percursos formativos no estrangeiro, assim como sobre a importância das trocas comerciais e culturais dos portugueses com os povos dos novos continentes.