Curso livre «A Arte Nova e as suas Múltiplas Expressões»

17 de Outubro, 2023

Museu Nacional Soares dos Reis

Preço
Associados AMNSR: 65€
Não associados: 80€

Mais info

O Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis promove o curso livre “A Arte Nova e as suas Múltiplas Expressões”.

A formação será orientada pelo Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa e irá decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 novembro e 6 dezembro 2023, das 18h30 às 19h30. Inscrições a decorrer até 3 novembro.

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa é professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde é diretor do CIONP – Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP). Preside ao Conselho Científico da Escola das Artes (entre 2011-2013 e desde 2017), sendo coordenador científico da licenciatura em Arte – Conservação e Restauro, do mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e do doutoramento em Estudos do Património. Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de mestrado (1997). Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001).

O Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR é uma associação criada em 1940, pessoa coletiva de carácter cultural, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, que tem como objetivo concorrer para o desenvolvimento da cultura, das artes, da defesa do património cultural, tendo como principal objetivo a progressiva valorização do Museu Nacional Soares dos Reis.

Desde 1942, o CDJF – Amigos do MNSR publica a revista de Artes Decorativas MVSEV, dirigida, na altura, por Vasco Valente, então Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, entre outras publicações dentro da sua atividade editorial.

A Associação tem centrado a sua atividade no apoio ao desenvolvimento do Museu, aumento das suas coleções, aquisições e doações, complementando a programação do Museu com viagens, cursos e visitas várias, organização de conferências, congressos, concertos, etc.

O CDJF – Amigos do MNSR conta, atualmente, com muitas centenas de amigos individuais tornando-a, no panorama das associações culturais de amigos dos museus, uma associação de referência, para além de um conjunto muito alargado de associados institucionais que apoiam as várias iniciativas promovidas.