Curso de Ilustração Científica superou as melhores expetativas

28 de Fevereiro, 2024

Decorreu, durante este mês de fevereiro, o Curso ‘A Natureza Ilustrada’, promovido pelo Serviço de Educação do Museu Nacional Soares dos Reis.

Destinado em exclusivo a membros do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis, este Módulo da Ilustração Científica incidiu na aprendizagem das técnicas clássicas do desenho, nomeadamente grafite sobre papel e carvão composto.

A adesão e entusiasmo dos participantes superaram todas as expetativas, estando já a ser ponderada a realização de uma segunda edição.

Independentemente da forma como uma ilustração científica possa ser apreciada, importa referir os objetivos que guiaram a sua conceção: atrair, informar, descrever, explicar, sensibilizar, transmitir um facto ou conceito científico, com honestidade.

Nesta formação foram produzidas pelos participantes várias ilustrações monocromáticas (preto e branco), dando relevo à estrutura e volumetria dos objetos representados.

O Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis é uma associação criada em 1940, pessoa coletiva de carácter cultural, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, que tem como objetivo concorrer para o desenvolvimento da cultura, das artes, da defesa do património cultural, tendo como principal objetivo a progressiva valorização do Museu Nacional Soares dos Reis.

A Associação tem centrado a sua atividade no apoio ao desenvolvimento do Museu, aumento das suas coleções, aquisições e doações, complementando a programação do Museu com viagens, cursos e visitas várias, organização de conferências, congressos, concertos, etc.

O Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis conta, atualmente, com muitas centenas de amigos individuais tornando-a, no panorama das associações culturais de amigos dos museus, uma associação de referência, para além de um conjunto muito alargado de associados institucionais que apoiam as várias iniciativas levadas a cabo em nome do Museu Nacional Soares dos Reis.

Faça parte dos Amigos do Museu

Beneficie de vantagens exclusivas. Saiba mais aqui.