Conversa «Arte, Emoções e Terapia» na Exposição Portreto de la Animo

13 de Outubro, 2023

«Arte, Emoções e Terapia» é o tema de mais uma conversa do ciclo inserido no programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc. Terá como convidados Jorge Oliveira, Andreia Magalhães e Isabel Carvalho, com moderação de Ana Silva Pinto. O encontro terá lugar no dia 25 outubro, pelas 18 horas, no Museu Nacional Soares dos Reis. Entrada livre.

A iniciativa faz parte de um ciclo de conversas que o Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a promover neste Mês da Saúde Mental, contando com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Arte, Emoções e Terapia

25 outubro, 18h00 – 19h30

Jorge Oliveira, Andreia Magalhães e Isabel Carvalho
Moderação: Ana Silva Pinto
Local: Museu Nacional Soares dos Reis
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala e a inscrição prévia, através do email comunicacao@mnsr.dgpc.pt

Jorge Oliveira
Presidente do Espaço T – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, uma IPSS, tutelada pelo Ministério da Saúde, com fins de saúde e com o Estatuto de Utilidade Pública. O Espaço t é um espaço aberto que utiliza a Arte como instrumento de desenvolvimento de competências artísticas, pessoais, sociais, culturais e formativas. O principal elemento diferenciador da Instituição é a promoção da inclusão de todos, desde o “dito normal” até ao individuo com doença mental e/ou física, pessoa com deficiência, imigrantes, pessoas com dificuldades psicossociais, e todos os outros.

Andreia Magalhães
Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com uma tese sobre a produção artística em filme nos anos 1960 e 1970. Tem desenvolvido a sua atividade profissional, desde 2000, em museus e centros de arte, sobretudo nas áreas da gestão de coleções, programação e produção de exposições. Desde 2017 é diretora artística do Centro de Arte Oliva. É Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.​

Isabel Carvalho
Artista plástica, editora e investigadora. Nos últimos anos, o seu trabalho artístico tem-se desenvolvido em torno das artes visuais, da escrita e da edição, caraterizando-se por uma forte componente de investigação – cruzando abordagens científicas e especulativas como metodologia. Editora da revista Leonorana, que dedicou o número especial We Care a Lot, realizado em parceria com o maat, ao cuidado com a saúde mental como prioridade na reflexão em torno da cultura contemporânea.

Ana Silva Pinto
Membro da Coordenação Regional do Norte das Políticas de Saúde Mental. Assistente Hospitalar Graduada no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). Coordenadora da Unidade Comunitária do CHUP. Psiquiatra na Casa de Saúde de Santa Catarina. Assistente convidada de Psicologia Médica e de Saúde Mental no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Integra os corpos gerentes da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP) e do Sindicato dos Médicos do Norte.

O Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a realizar várias ações enquadradas no eixo programático «Arte & Saúde».

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco deste programa em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental, aumentando a autoconfiança e bem-estar, possibilitando a construção de um ambiente seguro, aliviando o sofrimento e diminuindo a angústia das pessoas que neles participam.

A exposição “Portreto de la Animo” integra peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença. O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.

A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.