Comunicação sobre Casa-Museu Fernando de Castro em Congresso no Brasil

3 de Novembro, 2023

A Casa-Museu Fernando de Castro, e as suas particularidades, será apresentada no Colóquio Internacional de Coleções de Arte, promovido pela Entresséculos – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX, grupo que se dedica à investigação do desenvolvimento histórico das artes e ofícios na sociedade brasileira.

O XIV Seminário do Museu D. João VI – Grupo Entresséculos e X Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil, nos Séculos XIX e XX, vai realizar-se de 7 a 11 novembro, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sob o mote «Estranhamentos na História da Arte e em Coleções», o segundo dia do colóquio será dedicado a comunicações enquadradas no tema geral Coleções estranhas e estrangeiras, onde se inclui a comunicação Um “altar sem culto”: a Casa-Museu Fernando de Castro (Porto), por Ana Anjos Mântua e Vera Gonçalves.

De acordo com os objetivos enunciados pela organização do evento, “é diante da perspetiva do inesperado, do invulgar e singular, da visão primeira ainda sem reconhecimento, ou do estranhamente familiar, que propomos pensar juntos as várias formas de estranhamento na arte e em coleções. Com isso, pretendemos revisar a historiografia da arte e a história das coleções, no sentido de melhor compreender como os historiadores, críticos, teóricos da arte e os colecionadores lidaram com os estranhamentos a eles colocados ou deliberadamente buscados”.

Neste enquadramento, o tema Coleções estranhas e estrangeiras propõe a apresentação de estudos sobre coleções e colecionadores “estranhos”, seja pelo tipo de peças colecionadas ou pela forma como as coleções se formaram.

O acervo da Casa-Museu Fernando de Castro é constituído por diferentes coleções reunidas ao longo de várias décadas. É composto, maioritariamente, por arte religiosa com representações eruditas e de cariz popular, pintura naturalista portuguesa e artes decorativas. Destaca-se, ainda, um interessante núcleo de caricaturas e alguns livros da autoria de Fernando de Castro, colecionador, artista e poeta.

A Casa-Museu Fernando de Castro é administrada pelo Museu Nacional Soares dos Reis desde 1952.