A campanha de promoção em vários livros, revistas e catálogos à venda na loja do Museu Nacional Soares dos Reis, vai ser prolongada até final do mês de setembro. O MNSR possibilita assim a todos os interessados um prazo mais alargado para aquisição a preço promocional, com descontos até 50%, de várias publicações do Museu.
Abordando temáticas diversas relacionadas com a Arte e o Património, os títulos disponíveis podem ser adquiridos – a preços mais convidativos – durante o horário normal de funcionamento do Museu Nacional Soares dos Reis (de terça a domingo, das 10h00 às 18h00). Entrada livre.
Entre os vários títulos disponíveis, destacam-se:
- AZUL E OURO
O catálogo resulta do levantamento extenso, realizado nas coleções públicas e privadas portuguesas, de objetos em esmalte produzidos nas oficinas de Limoges e de peças de ourivesaria com essa matéria com as mais variadas origens de fabrico. Traz, ainda, a público estudos desenvolvidos nos últimos anos e permite posicionar as peças pertencentes a coleções portuguesas num quadro patrimonial de abrangência europeia.
- JULIO RESENDE. A PALAVRA E A MÃO
Catálogo da exposição que tem como fio condutor a relação do pintor com escritores como Vergílio Ferreira, Eugénio de Andrade, Mário Cláudio, Vasco Graça Moura, Fernando Namora ou Viale Moutinho, que abordaram o seu trabalho em diferentes momentos do seu longo itinerário artístico. Contempla outras dimensões da relação entre a palavra e a imagem, nomeadamente através das ilustrações literárias a que Júlio Resende se dedicou, da banda desenhada e do desenho humorístico, que desde cedo publicou na imprensa, e da produção de figurinos e cenários para textos dramáticos levados à cena pelo Teatro Experimental do Porto, pelo Teatro Experimental de Cascais e pela Seiva Trupe.
Pintura e desenho, estudos e projetos destinados a uma prática artística abrangente e de grande cunho experimental permitem observar Júlio Resende entre a imagem e o texto, na multiplicidade de discursos a que se soube adaptar e que sobre ele foram elaborados.
- FÁBRICA DE LOIÇA DE MIRAGAIA
Catálogo da exposição dedicada à Fábrica de Louça de Miragaia, a qual teve a sua duração temporal desde 1775 até meados do século XIX. Este estudo permite conhecer o seu espaço, processos de fabrico e conspecto social, para além, de apresentar o “livro de receitas cerâmicas” da fábrica. O catálogo contém imagens de loiça decorativa e utilitária, com a respetiva descrição, dimensão, período de fabrico e marca.
- JOÃO ALLEN. COLECIONAR O MUNDO
Catálogo da exposição sobre João Allen nos 170 anos da sua morte. Os comissários, Rui Morais e José Costa Reis, com a colaboração da família de João Allen e das outras instituições que detêm coleções que lhe pertenceram, Câmara Municipal do Porto e Misericórdia do Porto, partiram do estudo do passaporte da viagem a Itália que João Allen realizou em 1826/1827 e criaram uma exposição que traça o percurso dessa viagem e mostra a sua influência na abertura do museu deste colecionador na cidade do Porto, em 1837.
- METAMORFOSES DA HUMANIDADE (BILINGUE), GRAÇA MORAIS
“Metamorfoses da Humanidade” é um catálogo bilingue da exposição que esteve patente no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Museu Nacional de Arte Contemporânea e no Museu Nacional Soares dos Reis. Trata-se de um conjunto de mais de oito dezenas de desenhos e pinturas sobre papel, todos de 2018, onde assistimos do lado de cá da tela a uma reflexão silenciosa sobre a natureza humana, em temas tão densos e pouco felizes como a guerra, a perda absoluta, a fome, a morte e o sofrimento. A esperança, essa, surge apenas como uma réstia, uma luz ao fundo de um túnel que parece não ter fim à vista.