Brasil: Comunicação dedicada ao Turismo Cultural

21 de Novembro, 2023

O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, participou na 12ª edição do FLIMAR – Festival Literário de Marechal Deodóro – Alagoas, Brasil, onde apresentou uma comunicação sobre turismo cultural.

A palestra A dinamização da região norte de Portugal ao transformar roteiros de bens culturais em produtos culturais: um impulso ao turismo cultural decorreu no passado sábado, no âmbito do 12º FLIMAR – Festival Literário de Marechal Deodóro – Alagoas.

António Ponte teve oportunidade de apresentar uma reflexão sobre o papel do Património no âmbito do Turismo Cultural e a importância do trabalho comunitário no contexto dessa atividade.

A edição deste ano do Flimar teve como tema o Património Histórico, contando com a presença de vários convidados especiais. As palestras e atividades programadas visaram promover a discussão e a reflexão sobre o património cultural e histórico do município, estabelecendo conexões entre a história local, a criação de emprego, e as perspetivas para o futuro.

Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Foi a primeira capital de Alagoas e a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, o então Marechal do Exército Brasileiro que proclamou a República do Brasil e foi o primeiro presidente do Brasil. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió.

É conhecida pelas construções de valor histórico, como igrejas, casarões, entre outras edificações.