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Boletim Bibliográfico das Bibliotecas DGPC já disponível

16 de Outubro, 2023

Já se encontra disponível para consulta online o Boletim Bibliográfico Trimestral da Rede de Bibliotecas da Direção Geral do Património Cultural, referente ao 3.º Trimestre de 2023.

 

O Serviço de Documentação e Informação do Museu Nacional Soares dos Reis selecionou um conjunto de monografias, sobre temáticas diversas.

Com 25 bibliotecas e centros de documentação, a maioria das quais com acesso público, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) possui uma rede única de recursos bibliográficos especializados e disponíveis a todos os interessados. Acessíveis nos serviços centrais, museus e monumentos, estes serviços documentais disponibilizam cerca de 320.000 registos bibliográficos.

 

Trata-se de um conjunto de serviços de documentação muito relevante que, pela sua riqueza e diversidade, constitui um ativo estratégico importante no quadro da sociedade da informação e do conhecimento, cuja conservação, ampliação e disponibilização são assumidos pela Direção-Geral do Património Cultural.

 

Neste contexto, a Rede de Bibliotecas lançou em 2019 um boletim bibliográfico de destaques, com uma periodicidade trimestral.

 

Este é um boletim de destaques dos acervos, pelo que cada uma das bibliotecas cooperantes do mencionado boletim escolhe, em cada trimestre, cerca de 10 obras do seu acervo que sejam consideradas importantes para o seu contexto e público-alvo. Por esta razão, o boletim inclui quer obras recentemente integradas nos respetivos acervos quer obras já existentes.

 

Para o boletim do 3º trimestre 2023, o Serviço de Documentação e Informação do Museu Nacional Soares dos Reis selecionou um conjunto de monografias, sobre temáticas diversas, onde se incluem, a título de exemplo, «A ourivesaria portuense nos séculos XVII e XVIII: subsídios para a sua história», de Joaquim Jaime B. Ferreira Alves; «Chiado, Carmo, Paris. Os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura. Artes na esfera pública», coordenação de José Quaresma; a «A estátua de Brotero, por Soares dos Reis», de João Pereira Dias; «A ourivesaria popular em Gondomar: técnica de fundição em areia e suas tipologias», de Ana Cristina Correia de Sousa; ou a «A pintura do retrato em Portugal e no Brasil no início do século XIX: prestígio, política e saudade» de Patrícia Delayti Telles.

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