Apresentação do livro «Um museu para todos. O olhar de cada um»

8 de Agosto, 2023

«Um museu para todos. O olhar de cada um» é o título do livro de contos que será apresentado no próximo dia 24 agosto, no Museu Nacional Soares dos Reis, a partir das 19 horas, em mais uma sessão da iniciativa Quintas fora d’horas. Entrada livre.

O livro reúne um conjunto de 10 contos inspirados em 10 peças do acervo do Museu de Lamego, narrativas inéditas assinadas por dez reconhecidos nomes da literatura portuguesa – Andréa Zamorano, Filipa Martins, João Morales, Manuela Gonzaga, Manuel da Silva Ramos, Nuno Camarneiro, Ricardo Fonseca Mota, Rita Taborda Duarte, Rui Zink e Tiago Salazar.

Dando forma ao encontro entre a Literatura e o Museu de Lamego, a sua história e suas coleções, livro resulta da exposição homónima, sendo que ambos brotaram da primeira edição de Textemunhos, o Festival Literário, promovido pelo Museu de Lamego, em outubro de 2022, com a finalidade de ensaiar uma maior cumplicidade entre os museus e a Literatura.

Num conjunto de iniciativas desenhado em colaboração com o jornalista programador João Morales e o escritor e jornalista Tiago Salazar, decorreu, entre lançamentos, mesas-redondas, leituras encenadas, performances, exposições, teatro, cinema e gastronomia, o anúncio do livro, agora disponível, numa edição conjunta do Museu de Lamego e a editora Ponto de Fuga.