António Ponte moderou debate no ‘Porto de Arquitetura’

7 de Março, 2024

O programa “Porto de Arquitetura” prosseguiu, no passado sábado, com mais uma visita, desta vez, ao M.Ou.Co Hotel, da autoria do ateliê Arquitectos Aliados, a que se seguiu uma conversa sobre “Turismo e cultura como ativos da cidade”.

A iniciativa é desenvolvida, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura.

Este sábado, os participantes ficaram a conhecer melhor a unidade hoteleira, localizada no Bonfim, através da apresentação dos Arquitetos Aliados, Susana Leite e Luís Barbosa, e que contou também com a participação do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha. Divididos em dois grupos, por questões de logística e eficácia da visita, conheceram um edifício, outrora uma fábrica de componentes elétricos, reconvertido num espaço múltiplo, tendo como programa base o alojamento orientado para o universo musical.

Após a visita, o programa prosseguiu com uma conversa sobre “turismo e cultura como ativos da cidade”. No debate participaram, para além dos arquitetos do M.Ou.Co, a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, o arquiteto João Paulo Rapagão, e o diretor do Coliseu Porto Ageas, Miguel Guedes. O debate foi moderado pelo diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte.

“Porto de Arquitetura” é um programa desenvolvido, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura. Entre fevereiro e julho, oito edifícios da cidade, representativos da mais recente arquitetura contemporânea, vão ser alvo de visitas gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia.

Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e começam sempre às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.

Mais informação aqui.

Créditos: Câmara Municipal do Porto @Andreia Merca e @Nuno Coelho