António Ponte assinala três anos como Diretor do MNSR

1 de Abril, 2024

Tendo iniciado funções a 1 abril de 2021, António Ponte assinala, esta segunda-feira, o seu terceiro aniversário como Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR).

“Tem sido um mandato marcado por uma reformulação profunda da instituição, destacando-se a reabertura plena do Museu, com a inauguração da renovada Exposição de Longa Duração, ocorrida a 13 abril do ano passado”, sublinha António Ponte.

O Museu Nacional Soares dos Reis é uma instituição cultural e artística de referência, detentora de uma coleção de dimensão internacional, pelo que a ação do último triénio tem sido conduzida no sentido de “afirmar o MNSR como um lugar de construção de significados a partir das suas coleções, um lugar de pertença e identidade promovendo a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico contemporâneo”.

Por outro lado, acrescenta, “tem sido promovido um intenso e qualificado programa de exposições temporárias, de renovação nos serviços de educação e um trabalho que solidifica a aproximação do Museu às comunidades exteriores”. Os programas ‘Outros Lugares’, ‘Arte & Saúde’ e ‘Vizinhos’ consolidam a visão estratégia de abertura do Museu às redes de proximidade comunitária.

A par destes processos, deu-se continuidade ao processo de renovação de procedimentos internos, formação e reforço da equipa, sempre visando prestar um serviço de qualidade cada vez mais consolidado aos públicos do Museu.

Recorde-se que o Museu Nacional Soares dos Reis terminou o ano 2023 registando um total de visitantes superior a 74.500 entradas, o que corresponde a um recorde de afluência dos últimos cinco anos.