Tesouros da Feira da Ladra. a Beleza do Design Anónimo

2013-05-18

Comissariado – David Usborne

Organização – MUDE, Museu do Design e da Moda

A coleção David Usborne, acervo constituído na feira da ladra e em outros mercados de rua, testemunha o gosto ancestral pelo colecionismo. Reunindo artefactos tão diversos como pinças e braçadeiras, rotativas, facas, instrumentos agrícolas ou utensílios de cirurgia, Usborne mostra-se atento e sensível à forma como o Homem foi sempre em busca da unidade entre a beleza e a funcionalidade.

A exposição apresenta cerca de 250 artefactos em 9 grandes categorias, que correspondem às principais ações e necessidades do Homem, como bater, agarrar, cortar, moldar, espalhar, proteger. Lado a lado, dispõem-se ferramentas artesanais e utensílios de fabrico industrial, completamente diferentes na sua formulação técnica, mas muito semelhantes quanto ao seu uso e forma. Nada está a mais ou é supérfluo.