Loading...

Oficinas | Novembro

2023-11-26
2023-11-04

 

Inscrições
se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)

Oficina A sustentável beleza da joalharia
4, 11 e 18 novembro (sábado), 10h30-12h30 | 14h30-17h30
Público | >= 18 anos
Valor | 25 EUR
Oficina orientada pelo Serviço de Educação / Jorge Coutinho

Cada vez se produz mais lixo devido ao consumo excessivo de produtos e à incorreta gestão dos resíduos. Todos os dias vários materiais são considerados inúteis e colocados no lixo, mas existem vários caminhos que cada um de nós pode trilhar para encontrar soluções para este problema. A reutilização é um desses caminhos e significa utilizar um produto dando-lhe uma nova função.
Nesta oficina propomos a reutilização de materiais cujo destino era o lixo, transformando-os com criatividade num objeto com uma nova função: uma joia sustentável. Todo o processo desenvolve-se utilizando diferentes técnicas e produtos.

 

 

Como construir uma câmara clara com materiais do dia-a-dia
25 novembro (sábado), 14h00-16h00
Público | Professores de todos os níveis de ensino
Valor | Entrada gratuita
Oficina orientada pelo Serviço de Educação, Jorge Coutinho, e pelo Serviço de Conservação e Restauro, Salomé Carvalho

A câmara clara, ou camera lucida como também é conhecida, é um instrumento auxiliar do desenho muito importante para a fotografia e para a Física Ótica. Este instrumento permite ao utilizador a observação em simultâneo do objeto a desenhar e a superfície de desenho, como um decalque. Através da observação pela câmara clara, o desenhador pode simplesmente documentar os pontos chave da escultura ou imagem a reproduzir, ou decalcar todas as linhas de força da forma ou da composição.
Nesta oficina, pretende-se partilhar um projeto que permite, com materiais simples, provar que é possível criar uma ferramenta ilustrativa de Arte e simultaneamente de Ótica, comprovando ainda que existe muita Ciência na Arte.

 

 

É preciso ter lata
26 novembro (domingo), 10h30-12h30
Público | Famílias com crianças e jovens dos 6 aos 16 anos
Valor | 2 Euros
Oficina orientada pelo Serviço de Educação

Nesta oficina propomos a reutilização de uma lata de refrigerante (ou parte dela), transformando-a com genialidade num objeto com uma nova função. O objetivo é o de reutilizar diferentes materiais e demonstrar que é possível dar uma nova vida a objetos que, de outro modo, seriam considerados resíduos.

×