Inscrições
se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)
Como cuidar dos objetos
7 janeiro (domingo), 10h30/12h30
Público | Famílias (crianças a partir dos 5 anos)
Valor | Gratuita
Oficina orientada pelo Serviço de Educação
A prática milenar de cuidar dos objetos que são importantes para nós está na base da ciência a que designamos Conservação Preventiva. É amplamente aplicada nos museus, como primeira estratégia de proteção e salvaguarda dos bens culturais. Podemos utilizar parte deste conhecimento no nosso dia-a-dia, o que se revela bastante útil para acrescentarmos anos de vida aos nossos brinquedos, bicicletas, livros, objetos de utilidade, como cerâmica, desenhos e pinturas, entre muitos outros.
À procura da beleza
14 janeiro (domingo), 10h30/12h30
Público | Famílias
Valor | Gratuita
Oficina orientada pelo Serviço de Educação
Vamos descobrir os objetos das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis que desafiam a nossa sensibilidade e entendimento. Num processo exploratório, envolvemo-nos a contemplar, comparar, nomear, descrever, dar sentido… e a criar novas imagens para revisitar a beleza do momento no Museu.
A Escultura dos Valores
21 janeiro (domingo), 10h30/12h30
Público | Famílias (com crianças a partir dos 10 anos), jovens e adultos
Valor | 10€ pax (gratuito para crianças com idade inferior a 12 anos)
Oficina orientada por Dulce Silva – Diretora de Sociodrama
No Museu Nacional Soares dos Reis estamos rodeados de esculturas, todas com significados diferentes, intenções e inspirações distintas, fruto da imaginação e criação dos seus autores.
Neste workshop, vamos ser escultores e autores das nossas próprias obras de arte, inspirando-nos nos valores pessoais de cada participante, para construir uma escultura familiar.
O workshop será facilitado através do Sociodrama, um método orientado para uma experiência humana rica, profunda e transformadora, onde se integra a consciência, a emoção e a ação.
Quadros livres, quadros felizes
28 janeiro (domingo), 10h30/12h30
Público | Famílias (crianças a partir dos 5 anos)
Valor | 5€ pax
Oficina orientada por Dimitrije Mihajlovic e Leonor Pacheco | BAP ANIMATION STUDIOS
Liberdade de desenhar, liberdade de sonhar, liberdade de imaginar. Neste workshop, propomos explorar uma técnica versátil de animação com os materiais básicos, sem qualquer restrição de idade ou nível de desenho. Vamos experimentar animar em papel vegetal com pequenas sequências de desenhos, mostrando como se podem fazer animações e transformar o desenho numa atividade familiar.
Com a aproximação do 50° aniversário do 25 de Abril, o workshop incentivará a exploração dos quadros do museu, reinterpretando-os com o tema “Liberdade”, convidando todos os participantes a imaginar / animar personagens, aplicando o seu próprio conceito/definição de liberdade. Atividade desenvolvida no âmbito do Festival de Cinema Indie Júnior.