João Allen. Colecionar o Mundo

2018-06-29

Comissariado Científico – Rui Morais
Comissariado Executivo – José da Costa Reis

Nos 170 anos da morte de João Allen, o MNSR concretiza um antigo projeto de fazer uma exposição de homenagem ao fundador de um dos 2 museus do Porto que, no século XIX, foram prenúncio de modernidade e ligaram o colecionismo e a proteção do património com a investigação e a educação, o Museu Allen.
Os comissários, Rui Morais e José Costa Reis, com a colaboração da família de João Allen e das outras instituições que detêm coleções que lhe pertenceram, Câmara Municipal do Porto e Misericórdia do Porto, partiram do estudo do passaporte da viagem a Itália que João Allen realizou em 1826/1827 e criaram uma exposição que traça o percurso dessa viagem e mostra a sua influência na abertura do museu deste colecionador na cidade do Porto, em 1837.
O caráter diversificado das coleções patentes na exposição, quer em termos temporais quer em termos disciplinares, retoma o ecletismo que a formação e determinação de um Homem erudito como João Allen imprimiu ao seu museu.