Atividades no âmbito da programação do FIPP – Festival Internacional de Poesia do Porto.
Inscrições a decorrer pelo email se.mnsr@museusemonumentos.pt
Poetry Talk – Festival Internacional de Poesia no Porto
14 setembro, sábado, 15h30
Poetas de Portugal e da Galiza reúnem-se para discutir o poder da poesia em questionar, desconstruir e reconstruir o mundo. Olga Novo (gal), Xosé María Álvarez Cáccamo (gal) e Rosa Alice Branco (pt) exploram as novas tendências e desafios da poesia contemporânea, refletindo sobre o tema do festival: “Ruir”. Uma conversa aberta e informal, em que a poesia se torna ferramenta de transformação.
Público-alvo Geral
Entrada Gratuita
Poetry Lab – Escrevo, logo sou livre
15 setembro, domingo, 10h30/13h00
A oficina de escrita criativa para poesia “Escrevo, logo sou livre”, de Raquel Patriarca, propõe uma reflexão sobre a escrita criativa como ferramenta de pensamento livre e expressão individual. A oficina explora a importância da escrita na comunicação, no entendimento do mundo e na busca por clareza nas ideias, além de desconstruir ideias preconcebidas sobre a poesia e o ofício da escrita.
Público-alvo Geral – Adultos
Entrada Gratuita
Poetry Sound – O ZINGARELHO: das ruínas fazemos confetti
15 setembro, domingo, 15h30
Em “O Zingarelho” – mecanismo poético-musical que não se rala com suas próprias avarias – Pedro de Queirós Tavares interpreta uma seleção de poemas sobre trechos musicais mais ou menos improvisados no momento pelo teclista Miguel Moura. Continuando o teste à cumplicidade entre os dois, esta edição parte do mote do FIPP – ‘Ruir’ – para levar a palco uma sessão exclusiva de ‘palavreamento musicado’, desta vez vinculada ao mote “das ruínas fazemos confetti.”
Público-alvo Geral – Adultos
Entrada Gratuita