Atividades no âmbito da programação do FIPP – Festival Internacional de Poesia do Porto.
Inscrições a decorrer pelo email se.mnsr@museusemonumentos.pt
Poetry Lab – Oficina de Escrita Criativa
20 outubro, domingo, 1ª sessão: 10h30 | 2ª sessão: 11h45
Integrado no FIPP – Festival Internacional de Poesia do Porto, este Poetry Lab convida-o a participar no processo criativo do Coletivo Sinestéticas, através de exercícios práticos que o ajudarão a desenvolver os seus próprios poemas. Uma oficina de escrita criativa conduzida por Anderson Antonangelo, Taynnã Santos e Vitor Varella.
Público-alvo Famílias
Entrada Gratuita
Poetry Walk Artistas mulheres, poesia e liberdade
20 outubro, domingo, 15h00
Ser mulher para as artistas representadas na exposição de longa duração não foi uma condição limitadora à sua afirmação e reconhecimento num mundo de domínio maioritariamente masculino. As obras, vivências e percursos destas artistas, nascidas entre os séculos XVII e XX, são o ponto de partida para uma visita que se completa com poesia assinada por mulheres que viveram na mesma época, em circunstâncias similares.
A partir da contemplação de peças de Josefa d’Óbidos, Francisca de Almeida Furtado, Maria da Glória Ribeiro, Sofia e Aurélia de Souza, Sarah Afonso e Irene Vilar e das circunstâncias em que trabalharam, faz-se a ligação a poetas como Soror Maria do Céu, Antónia Pusich, Marta Câmara, Judith Teixeira, Maria O’Neil, Maria Osswald e Sophia de Mello Breyner.
Público-alvo Geral
Entrada Gratuita
Poetry Sound – “De centeo e durmideiras”, com Rosalia Fernandes Rial
26 outubro, sábado, 15h30
De centeio e dormideiras traça uma viagem multissensorial a uma ilha utópica onde fauna, flora e corpo se fundem numa orografia singular. O périplo poético, herdeiro no seu imaginário de Safo e Alceu, pretende agitar quem lê, ouve e encarna os versos de Rosalía Fernández Rial (Muxía, A Coruña, 1988). A sinestesia é a base de um ritual expansivo que nos submerge numa experiência expansiva sem volta. Como vem fazendo nos seus trabalhos artísticos, Rosalía Fernández Rial propõe propagar o poético além dos livros que escreve e misturá-lo com outras artes como a cénica, a musical ou a audiovisual.
Público-alvo Geral
Entrada Gratuita (nº de participantes sujeito à lotação do espaço)