Exposição temporária ‘Oh, o Horror!’

Curadoria de Susana Henriques

De 18 maio a 30 junho 2024

3ª feira a domingo, 10h00 / 18h00

A exposição temporária ‘Oh, o Horror!’ resulta da realização de um trabalho académico desenvolvido no MNSR por Susana Henriques, durante o 2º Ano do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

A mostra constitui, portanto, um ato de comunicação pública do trabalho académico dedicado ao pensamento sobre o Terror e as suas manifestações na arte, enquanto reflexo das preocupações e ansiedades da sociedade.

Esta reflexão académica evidencia certos códigos imagéticos e simbólicos do Terror, que as artes visuais, a literatura ou o cinema fazem renascer continuamente desde a época Romântica. Sendo o período romântico caraterizado pelo foco na introspeção e de valorização das emoções, revela-se uma época propícia a uma renovada análise crítica nas artes, particularmente na revisitação ao Gótico, da qual surgem novas ideias que evoluem continuamente até aos dias de hoje.

A Exposição ‘Oh, o Horror!’ integra obras das várias coleções do Museu Nacional Soares dos Reis, colocadas em diálogo com posters e imagens de filmes de terror e estará patente ao público até 30 junho.