Dois Séculos: Instrumentos Científicos na História da Cidade do Porto

2011-05-18

Comissariado – Luís Miguel Bernardo

Organização – Museu da Ciência da Universidade do Porto

A exposição é construída a partir de peças do século XIX e inícios do século XX pertencentes ao espólio do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Esta exposição oferece uma oportunidade rara de revisitar a história do ensino e da investigação científica na cidade do Porto. Para reunir o espólio que a Universidade do Porto leva agora a toda a comunidade, contribuiu a dedicação de professores que, ao longo dos tempos, foram preservando e conservando os instrumentos, permitindo que estes chegassem à atualidade. Só assim é possível ter uma perspetiva histórica do ensino técnico que era ministrado nas instituições que antecederam a Faculdade de Ciências e o que se realizou nas primeiras décadas de vida desta escola. Vai ser também possível avaliar alguns objetos modernos, possibilitando um exercício de comparação.

Esta exposição integra as comemorações do centenário da Universidade do Porto.