Desenhos de Mestres Europeus – Conversas com Alexandra Markl e Mário Bismarck

2021-12-09
2021-11-27
Desenhos de Mestres Europeus – Conversas com Alexandra Markl e Mário Bismarck

A partir da exposição DESENHOS DE MESTRES EUROPEUS, o MNSR promove sessões comentadas sobre um importante conjunto de desenhos produzidos por reconhecidos mestres italianos e portugueses. Orientam as sessões Alexandra Markl, curadora da Coleção de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga, e Mário Bismarck, professor catedrático de Desenho da Faculdade de Belas Arte da Universidade do Porto.

A 27 de novembro, às 18h00, Alexandra Markl conversa sobre Domingos Sequeira, a família Allen e o Álbum de Cades, uma publicação que reúne mais de 100 desenhos do pintor Giuseppe Cades (1750-1799), adquirido em Roma por Domingos Sequeira.

A 9 de dezembro, às 18h00, Mário Bismarck abordará os sentidos semânticos e distintivos do termo Disegno, que se espalham e espelham nos diferentes tempos e nos diferentes lugares que esta exposição abarca.  O termo “artes do desenho” identifica assim um tempo, uma diversidade de funções e uma cultura visual que se desenvolve desde a ascensão teórica deste termo, o seu apogeu e o início do seu declínio.