Loading...

DEPOSITORIUM 2

2022-07-03
2021-12-02

Comissariado Executivo – José da Costa Reis e Paula Oliveira
Seleção de obras e textos – Altamiro da Costa Pereira. Diretor da Faculdade Medicina Universidade do Porto, António de Sousa Pereira. Reitor da Universidade do Porto, Henrique Cyrne Carvalho, Diretor Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Miguel Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

A exposição DEPOSITORIUM 2 traz obras de arte escolhidas na reserva do Museu pelo Reitor da Universidade do Porto e pelos diretores das Faculdades de Medicina e Medicina Dentária e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar desta academia. Reforçando uma parceria que tem vindo a ser trabalhada nos últimos meses, a mostra conta com peças das coleções de cerâmica, desenho, escultura, lapidária e pintura.
O circuito da exposição faz-se a partir de uma reflexão sobre Arte e Medicina, conceitos historicamente interligados. São estreitos os laços que unem este mundo profissional da saúde ao dos museus: ambos se assumem como guardiões, uns do património humano, do seu corpo e da sua mente, e outros do património cultural, material e imaterial. Nunca antes se complementaram tanto, sendo hoje, muitas vezes, a Arte prescrita como uma terapêutica e forma de prevenção da doença, refere António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, na abertura da exposição.
Já António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, justifica que a seleção das obras decorre da sua condição de médico e investigador em Biomedicina e destaca a forma crua, e muitas vezes pungente com que representam o sofrimento humano e a própria morte. Às peças selecionadas pelo Reitor, juntam-se as dos Diretores da Faculdade de Medicina e de Medicina Dentária, bem como do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

×