Cinco Séculos de Desenho na Coleção das Belas Artes

Comissariado – Francisco Laranjo

Coordenação – Ana Paula Machado, Laura Castro e Maria de Fátima Lambert

Organização – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e MNSR

Trata-se da maior e mais valiosa coleção de desenho alguma vez reunida por uma escola portuguesa. No total, cerca de 250 peças pertencentes ao acervo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), algumas das quais especialmente adquiridas para o efeito, vão ser expostas em galerias da faculdade e salas do MNSR. A proposta é dar a conhecer, através do desenho, toda a história do pensamento e estabelecer uma linha de tempo pelo ensino artístico na cidade invicta.

A exposição está dividida em 3 núcleos, divididos entre o MNSR e a FBAUP. O MNSR acolhe o terceiro núcleo e é composto por mais de 150 obras doadas, dos séculos XX e XXI. Todos os artistas representados estão ligados à Escola de Belas Artes do Porto como Júlio Resende, Fernando Lanhas, Siza Vieira e Nadir Afonso. Esta exposição encerra as celebrações do centenário da Universidade do Porto.