Ciclo de conversas em torno de Aurélia de Souza

2023-05-11
2023-02-23

O percurso de uma das pintoras mais marcantes do panorama artístico português é explorado num ciclo de conversas com referência a diferentes temas como a autorrepresentação, a paisagem, a ilustração ou a fotografia. Aurélia de Souza é apresentada de modo transversal e facetado em conversas com a participação de convidados.

O designer Luís Mendonça e a arqueóloga Rita Gaspar falam sobre ilustração na obra de Aurélia. Philippe Vergne, diretor do Museu de Serralves, e Ana Paula Machado, curadora do MNSR, exploram os conceitos identidade e transfiguração na produção de Cindy Sherman e Aurélia de Souza. Maria João Ortigão Oliveira, curadora da exposição VIDA E SEGREDO, e Ana Anjos Mântua, coordenadora editorial do catálogo da exposição, conversam sobre a importância da literatura no percurso

da artista. O geógrafo Álvaro Domingues apresenta o tema Geografia e Paisagem. Na última conversa, o investigador, curador e fotógrafo José Soudo apresenta o tema da fotografia no tempo e na obra de Aurélia de Souza.